Make your own free website on Tripod.com
Desenhando com o Gimp
Parte 2 Rildo Pragana

Entre outras maravilhas que o Gimp nos permite criar, estão os padrões empilháveis (tileable patterns em inglês). Estes padrões são simplesmente desenhos que, colocados lado-a-lado, prolongam-se indefinidamente sem aparecer nenhuma linha de "emenda". Para isso ser possível, devemos nos certificar que as bordas da figura são exatamente idênticas.
Várias técnicas são usadas para se conseguir isso e precisamos ter cuidado quando aplicarmos determinados filtros à nossa imagem para que as margens não seja perturbadas, ou o padrão não será empilhável. Vejamos como criar um padrão relativamente simples, imitando uma espécie de pinho (madeira), inclusive com nós como na madeira real.
Quando um filtro, como é o caso do Blur tem um efeito assimétrico em relação às bordas da imagem, podemos eliminar os seus efeitos nocivos definindo primeiramente um múltiplo (digamos 2x2) da imagem, e depois de aplicado esse filtro, podemos retirar o "miolo" central da imagem e continuar a processar com esta.

Onde encontrar o Gimp
wilbur

Inúmeras páginas da web contém versões do Gimp, plugins, acessórios e documentações. Certamente, o "quartel-general" é um bom ponto de partida.

Muitas das dicas e tutoriais sobre o Photoshop(MR) encontradas no Yahoo, dmoz e outros diretórios aplicam-se igualmente ao Gimp, com poucas modificações. Por mais incrível que possa parecer, uma pessoa comum, sem habilidades artísticas, pode transformar-se em um desenhista proficiente somente aprendendo algumas dessas técnicas fáceis de serem repetidas.

simulando madeira

gimp canvas

Inicialmente, escolhemos uma nova tela com 100x100 pixels e a enchemos de ruido, com uma intensidade mínima. Depois tornamos esse ruido mais "visível" utilizando o menu Image->Color-> AutoStretch-Contrast, como mostra a figura ao lado.

tile filter

Agora iremos produzir os "veios" da madeira, realizando um blur guassiano na direção horizontal. Para evitar que esta operação degrade as bordas da imagem, iremos tomar um ladrilho com 4 dessas imagens ao mesmo tempo. No final, reteremos apenas a parte central, descartando as partes das bordas e tudo ficará certo. Sendo assim, inicialmente usaremos o filtro Distorts->Tile e escolheremos 200 de lado, ou seja, o dobro do lado da imagem original.

o filtro noisify
gimp toolbar

Para nossa textura, iremos utilizar um nível de ruido bastante baixo, de 0.02, com o cuidado de manter desselecionado o checkbox "independent".

blur horizontal

Agora precisamos de um outro blur, mas dessa vez somente na direção horizontal (ou vertical), para simular os veios da madeira. Observe que as bordas da imagem ficam imprestáveis, o porque de realizarmos previamente o "tile". Concluido o blur podemos novamente recuperar a parte central da imagem e continuar nosso procedimento.

Após novo "AutoStretch contrast", a imagem se parece com várias linhas aleatórias, mas ainda em preto-e-branco. Daremos alguma coloração com o diálogo "Hue-Saturation", como mostra na figura abaixo.

hue saturation

Nos meus ajustes fiz hue=41, lightness=-44 e saturation=48, mas você pode escolher a tonalidade que mais o agradar.

image resize
resize

Escolheremos somente a parte central da imagem através desse diálogo (Image->Resize) para desprezar as bordas da imagem multipla, disorcidas durante o blur. Depois selecione o "crop tool" crop tool e marque a opção "selection" e efetue o corte.

elliptical selection

Para dar uma efeito mais realístico à imagem, precisamos incluir alguns nós na madeira. Faremos isso selecionando partes aproximadamente circulares com a ferramenta de seleção elíptica select tool e aplicando na área selecionada o filtro "Whirl and Pinch".

Repita esse procedimento de forma aleatória, para produzir vários nós distribuidos ao longo da textura, mas lembrando sempre de não encostar muito nas bordas. Seu resultado final será algo como a figura abaixo.

textura

Divirta-se criando texturas e até o próximo artigo.

filtro whirl-pinch

O filtro "whirl and pinch" distorce a imagem girando ou expandindo e reduzindo seu conteúdo. Usaremos apenas a rotação para simular um nó na madeira. Use rotações com valores entre 60 e 150 aproximadamente, em qualquer sentido.


whirl-pinch

rpragana Mon Oct 4 22:18:25 EST 1999