Make your own free website on Tripod.com
controle_remoto
titulo1
titulo2

Introdução | Aplicacões | Programa | Detalhes (Inscrição)

Aplicações

fig.8

Fig.8 - A extensão Tix possui widgets muito parecidos com os tradicionalmente encontrados em outras plataformas, trazendo familiariedade ao usuário final.

Apesar do tcl/tk em si não possuir todos os tipos de widgets imagináveis, suas extensões cumprem esse papel. Entre as mais famosas temos o Tix, BLT, tkTable, BWidgets, TSIPP, o tree widget, e o [incr tcl] e suas extensões, que introduzem a programação orientada a objetos com o tcl. No curso, veremos de forma mais completa os widgets que nos interessam, voltados sempre para o o nosso principal objetivo: desenvolvimento de aplicações de bancos de dados.


fig.9

Fig.9 - Um editor de tabelas de bancos de dados.

Também com esse propósito, veremos como podemos nos interfacear a um servidor SQL (PostgreSQL), com programas tão simples que podem ser escritos numa página de papel! O PostgreSQL já tem, de forma nativa, uma biblioteca para acesso via programas em tcl. Ademais, podemos usar também o tcl como linguagem procedural (PL/Tcl) para a interceptaçso de queries executadas pela aplicação ou por outras não necessariamente escritas em tcl. O editor da fig.9, por exemplo, permite a edição de campos, definição de tabelas e bancos de dados, ou sua remoção, apesar de ter apenas 520 linhas de código!


fig.10

Fig.10 - SlideDraw é um programa para edição de transparências de retroprojetor escrito em tcl/tk, com geração de saida em postscript para impressão.

Muitas vezes precisamos de munir o usuário com ferramentas para edição gráfica ou layout, dispensando assim o uso de um programa externo, ou devido à especialização da nossa interface. Isso é fácil de ser conseguido com o tcl/tk, dado à potência e flexibilidade de seu canvas. Um exemplo disso é o meu programa SlideDraw, para geração de transparências de retroprojetor. Para os meus objetivos, os programas comerciais disponíveis não me traziam a agilidade necessária para a produçso de muitos slides (para um outro curso que ministrei anteirormente). A solucão estava ao alcançe da minha mão com o tcl! Com a vantagem que eu poderia colocar as features que mais me agradassem, além de não pagar royalties a terceiros.


fig.11

Fig.11 - Aplicações em C/C++ combinadas com tcl/tk podem ser feitas de forma simplificada pelo uso de Mktclapp.

Extensões adicionais para o tcl/tk podem ser escritas em C ou C++ seguindo o roteiro traçado pelas inúmeras extensões já existentes, ou através de uma ferramentæ como ET ou Mktclapp, que encapsula as partes difíceis da API de baixo nível (C/C++) e permitem incorporar código tcl em um programa C.


Home | Continua