Make your own free website on Tripod.com
controle_remoto
titulo1
titulo2

Introdução | Aplicacões | Programa | Detalhes (Inscrição)

Introdução

fig.1

Fig.1 - Tcl permite criar GUIs para aplicações tradicionalmente não-gráficas com simplicidade, sem modificar a aplicação original.

Cada vez mais temos a necessidade de desenvolvimento rápido de aplicações, com interfaces visuais gráficas (GUIs), de fácil manutenção e bastante flexibilidade. Poucas ferramentas, contudo, reunem as características desejadas num só produto, e quando o fazem, o custo da ferramenta é de alguns milhares de dolares, inviabilizando o seu emprego pela grande maioria dos desenvolvedores.

Felizmente esse quadro está mudando. Temos à nossa disposição o tcl/tk e suas várias extensões, que nos possibilitam escrever fluentemente aplicações com GUIs, com uma API bastante limpa e simples, e o custo dessa ferramenta é o mais justo, ou seja, grátis!

fig.2

Fig.2 - Com vários editores visuais, o desenvolvimento é bastante intuitivo, mesmo para o principiante.

Podemos até mesmo escrever um wrapper para uma aplicação já existente, sem modificá-la, dando uma nova roupagem à aplicação e deixando-a muito mais fácil de ser manipulada pelo usuário final.

fig.3

Fig.3 - Objetos do Visual Tcl

A disponibilidade de editores visuais que produzem código tcl torna mais simples a criação das interfaces, mesmo para um principiante, apesar de que, escrevendo diretamente em tcl a produtividade pode ser ordens de grandeza maior. Vários desses editores são igualmente gratuitos, de excelente qualidade, bem documentados e fáceis de usar.



fig.4

Fig.4 - TkRat, uma aplicação de e-mail com suporte para tipos MIME

Aplicações para redes também são fáceis de serem criadas com o tcl/tk, e de fato, muitas já existem prontas, para serem estudadas e modificadas quando necessário. Desde servidores web, browsers, clientes para e-mail, ftp, irc, aplicações groupware e muito mais podem ser encontradas.

Aplicações industriais e científicas são o forte do tcl. Seus widgets especializados para gráficos, com a extensão BLT, podem produzir gráficos em tempo real, com possibilidade de zoom e screenshots pelo usuário, sem a necessidade de programação explícita.


fig.5

Fig.5 - Um gráfico de barras com o BLT

A instalação dos programas pode ser feita de forma automatizada pelo programa teki, principalmente para usuários inexperientes, que estão migrando de outra plataforma.

fig.6

Fig.6 - Instalador automático com o teki

Inúmeras interfaces especializadas existem para o tcl/tk. Quer seja para editar sons e formas de onda, gerenciamento de redes (SNMP), aquisição de dados, gráficos 3D através das bibliotecas OpenGL ou Mesa, interfaces para os principais gerenciadores de DBMS tais como Oracle, Sybase, DB2, ou mesmo para o PostgreSQL. (Este último, inclusive foi vencedor como o melhor produto do gênero, e é disponível sob licença GPL, isto é, gratis também!)


fig.7

Fig.7 - Mostrando formas de onda e análise espectral

Este curso tem como objetivo introduzir ao participante o emprego do tcl/tk para desenvolvimento de aplicações visuais, suas principais extensões, bem como aplicações de bancos de dados com um servidor PostgreSQL.

Não deixe de visitar também a apostilha desse curso, que se encontra disponível neste site. Ela contém código dinâmico em algumas figuras, semelhantes a applets do Java (chamam-se "tclets") e demonstra de forma bem divertida os conceitos do tcl/tk. No início do cap.2 se econtram informações sobre como obter o tcl-plugin, necessário à visualização.


Home | Continua